Santo Ângelo avança para o fim da tração animal
URI apresentou o protótipo o “Cavalo de lata”, 100% elétrico, para substituir carroças tracionadas por equinos, asininos e muares
Uma parceria do Governo Municipal com a URI Santo Ângelo, por meio do Projeto de Extensão e Pesquisa dos cursos de engenharias Mecânica e Elétrica, garantiu avanços nas políticas públicas de bem-estar e proteção dos animais, especialmente para o fim da tração animal.
Em cerimônia realizada na Casa da URI, no Parque de Exposições Siegfried Ritter, durante a 11ª FEAAGRI Missões, neste domingo, 8, com a presença de autoridades, foi apresentado o “Cavalo de lata”, protótipo desenvolvido para substituir a utilização de veículos de tração animal em transporte de carga na área urbana de Santo Ângelo.
O protótipo é um triciclo, 100% movido a energia elétrica, com 1.600 watts de potência, duas baterias e autonomia de três horas, capacidade para cem quilos de carga e recebeu R$ 23 mil de recursos do Governo Municipal para o seu desenvolvimento.
De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Mecânica da universidade, o professor Flávio Kieckow, o curso de Engenharia Elétrica, ainda trabalha no aprimoramento do projeto para o aproveitamento da energia solar. Segundo ele, o estudo está em estágio bastante avançado.
AVANÇOS
O prefeito Jacques Barbosa classificou o projeto como de extrema importância na melhoria de qualidade de vida dos carroceiros e no bem-estar dos animais, além de avanços em direção ao fim da tração animal na área urbana, em atendimento à lei municipal que proíbe a circulação de carroças tracionadas por equinos, asininos e muares a partir de 2026. “É mais um avanço na política da gestão em defesa, proteção e bem-estar animal. Investimos mais de R$ 1 milhão por ano na política de proteção”, afirmou.
A diretora-geral da URI Santo Ângelo, Berenice Wbatuba, destacou o compromisso da universidade com o desenvolvimento econômico, social e cultural. “Esse é o nosso propósito: transformar a vida das pessoas pelo conhecimento e tecnologia”.
PRESENÇAS
Também participaram do ato de lançamento do “Cavalo de lata”, a primeira-dama Juliana Barbosa; o deputado estadual Eduardo Loureiro; o presidente da 11ª FEAAGRI, Diomar Formenton; os diretores da URI, Gilberto Pacheco e Carlos Lemos; a presidente do Conselho Municipal de Bem-Estar e Proteção Animal, Cristine Peixoto, representante da ONG Pé de Pano; os secretários municipais Antônio Cardoso (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e João Baptista Santos da Silva (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação); os vereadores João Cardoso e Gilberto Corazza; o professor Iuri Figueiró, coordenador do curso de Engenharia Elétrica; os acadêmicos da engenharia que trabalharam no projeto, Henrique Corrêa Marques (Mecânica) e Luís Henrique (Elétrica); Ariadine Zenatti, embaixadora da 11ª FEAAGRI Missões, e o casal Fê e Agri.
Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes