Fenamilho expande divulgação e oficializa convites internacionais
Confirmadas as participações de comitivas governamentais e empresariais da Argentina e do Paraguai em Santo Ângelo, durante a feira
A comissão central da 21ª Fenamilho Internacional esteve nesta semana em territórios irmãos missioneiros para o lançamento da feira na Argentina e no Paraguai. Foram dois dias de intensos encontros com autoridades, lideranças políticas e empresariais oficializando o convite para participação na feira que será realizada em Santo Ângelo, de 19 a 27 de abril, no Parque de Exposições Siegfried Ritter, em Santo Ângelo.
Os eventos articulados pelos embaixadores da Fenamilho nos países vizinhos, também alavancou a divulgação da programação e das potencialidades da feira, com entrevistas e reportagens nos principais meios de comunicação argentinos e paraguaios.
A comitiva foi liderada pelo casal presidente da Fenamilho, Luis Aberto e Marilise Voese, acompanhados da rainha Daniele Maísa Gabi e das princesas Maria Augusta Crestani e Ariadine Zenatti. Também integraram a delegação o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Vinícius Makwitz; o vice-presidente da feira, José Nilton Ribeiro; Romaldo Melher dos Santos, diretor da Comissão de Turismo e Integração do MERCOSUL; Antônio Cardoso, membro da comissão internacional; além de representantes da área social.
INTEGRAÇÃO E CELEBRAÇÃO HISTÓRICA
Nos encontros, Voese, Melher e Makwitz destacaram a importância da participação dos países vizinhos na Fenamilho, especialmente no contexto das celebrações dos 400 anos das Missões, em 2026. O evento do dia 25 de abril contará com uma programação especial voltada a essa comemoração.
Além disso, foram apresentadas as diversas áreas contempladas pela feira, incluindo agropecuária, comércio, indústria, artesanato, prestação de serviços, inovação tecnológica, gastronomia e cultura. Os 70 anos da Fenamilho também foram ressaltados nas reuniões.
Para ampliar a divulgação, foi exibido um vídeo institucional em espanhol. A viagem internacional também marcou a primeira agenda oficial das soberanas após a coroação.
OBERÁ
A incursão pela Argentina, iniciou em Oberá, uma das principais cidades da Província de Misiones, com cerca de cem mil habitantes, e palco da Festa das Coletividades (Etnias), uma das principais do país. A comitiva foi recepcionada por autoridades, lideranças políticas e empresariais e pela imprensa de Oberá, na Casa da História e Cultura do Bicentenário, no auditório Cacique Oberá. A Fenamilho foi saudada pelo intendente Pablo Hassan e por Marta Wieremiey, presidente da Federação das Coletividades e embaixadora da Fenamilho em Oberá.
Hassan destacou Santo Ângelo como cidade amiga de Oberá e que foi motivo de orgulho compartilhar o lançamento da Fenamilho Internacional na municipalidade. “A Fenamilho é um exemplo de feira internacional de negócios e cultura. Oberá sempre receberá a Fenamilho de braços abertos”, concluiu o intendente.
ENCARNACIÓN
Os representantes da Fenamilho foram recebidos na sede do governo do Departamento de Itapúa, na capital Encarnación, pelo governador Francisco Javier Pereira; Verônica Stefany, secretária de Turismo; Roberto Ferreira, secretário de Integração do MERCOSUL; e Gabriel Paniagua, secretário de Produção Agrícola, pela imprensa institucional e demais órgãos privados.
Na oportunidade, o governador disse ser de extrema importância a troca de experiências e de inovação entre Brasil e Paraguai. Javier confirmou que uma comitiva representando o governo de Itapúa estará presente na 21ª Fenamilho.
Javier conheceu as potencialidades da Fenamilho e destacou a relação de Itapúa com o Brasil, com afinidades comerciais, industriais e no setor agropecuário. “O Departamento é o maior do Paraguai com 30 cidades, formada por imigrantes de 22 nacionalidades, atraídos pela cultura do trabalho. Os maiores produtores de milho do departamento, são brasileiros”, assinalou.
OBLIGADO
No início da noite de quarta-feira, 26, a Fenamilho Internacional foi lançada oficialmente no distrito de Bela Vista, em Obligado, no Paraguai, em cerimônia organizada pela Cooperativa Colônias Unidas, presidida pelo embaixador da feira, Agustín Konrad.
Com grande público no auditório da Agrodinâmica, com a presença de lideranças políticas, empresariais, políticas, imprensa da região, e de representantes das cerca de 40 etnias que fazem parte da coletividade, Agustín frisou as relações de fraternidade e comercial que o Paraguai, em especial a Cooperativa Colônias Unidas, mantêm com o Brasil e com a Fenamilho.
“A Fenamilho Internacional tem muito a ver com o cooperativismo, como turismo histórica das Missões, uma relação de amizade e de cordialidade. Estamos confirmando uma grande delegação de associados para honrar uma feira com a grandeza da Fenamilho”, afirmou Konrad. Ele também estacou o tratamento honorável que a feira e o município de Santo Ângelo lhe dedicam. “Muito obrigado, Santo Ângelo, muito obrigado Rio Grande do Sul”, concluiu.
POSADAS
A agenda da comitiva encerrou na Intendência de Posadas, na Província de Misiones, na Argentina, no início da tarde de quinta-feira, 27, quando foram recepcionados pelo secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diogo Carmona; Martin Echevique, diretor-geral de Promoção do Parque Industrial; Federico Panozzo, gerente-geral da Câmara do Comércio e Indústria, empresários e imprensa.
As autoridades argentinas destacaram como fundamental a visita da comitiva, como uma forma de integração entre os povos missioneiros e apresentaram os brasileiros aos empresários de Posadas, cidade argentina com mais de 380 mil habitantes e de extrema importância econômica para a Argentina.
“Santo Ângelo é uma cidade irmã, polo de integração entre Brasil, Argentina e Paraguai e a Fenamilho Internacional fomenta os municípios aos principais setores da economia, com posição consolidada no mundo dos negócios e da cultura missioneira”, afirmou Carmona.
Conforme as autoridades argentinas, Posadas estará representada na Fenamilho Internacional, com autoridades e lideranças empresariais. A imprensa argentina também esteve presente no auditório da Intendência de Posadas.
Texto: Tarso Weber | fotos: Fernando Gomes